recursos em português

Nesta página você poderá obter maiores informações sobre o CPoV – Critical Point of View/ Ponto de vista crítico, um projeto do Institute of Network Cultures/Instituto de Culturas em Rede, Amsterdam e do Centre for Internet and Society/Centro para Internet e Sociedade, Bangalore.

Além disso, você também encontrará textos e traduções relacionados ao tema. (Em andamento)

1. Wikipédia e Políticas de Conhecimento Livre



Rede de pesquisa, duas conferências e um reader

Não seria exagero dizer que a Wikipédia está prestes a se tornar, de fato, a referência mundial do conhecimento dinâmico. O crescimento acelerado e o raio de ação da Wikipédia, como referência de conhecimento de abrangência global, não tem precedentes. O mecanismo de busca do Google dá tratamento preferencial à Wikipédia, no intuito de superar otimizadores desses mecanismos
e providenciar uma experiência mais proveitosa para seus usuários. Além de deixar seus similares Britannica e Encarta para trás, a Wikipédia, por seu tamanho e extensão. se mantém par e passo com alguns marcos históricos como Naturalis Historia de Pliny the Elder, Wenhsien ta-ch’eng da Dinastia Ming e o trabalho principal do Iluminismo francês, a Encyclopédie.

Leia mais aqui.

2. Ciência na Wikipédia e outros projetos da Wikimedia

Este resumo é baseado em uma pesquisa publicada pelo Instituto para Avaliação dos Efeitos da Técnica (Institut für Technikfolgen-Abschätzung – ITA), Academia de Ciências da Áustria. Trata-se de um instituto de pesquisa interdisciplinar para a análise de mudanças tecnológicas, com foco nas condições sociais, opções de formação e impactos.

A pesquisa foi originalmente publicada em alemão. O propósito deste resumo é facilitar a compreensão do tema para pessoas que falam português. Será dada uma maior atenção às partes 1, 2.1 e 3, que lidam mais especificamente com a Wikipédia.

Leia mais aqui.