Ciência na Wikipédia e outros projetos da Wikimedia









Um resumo por Juliana Brunello

König, René: WISSENSCHAFT IN WIKIPEDIA UND ANDEREN WIKIMEDIA-PROJEKTEN. URL: http://epub.oeaw.ac.at/ita?frames=yes publicado online em 13.05.2009. (10.02.2010)

Este resumo é baseado em uma pesquisa publicada pelo Instituto para Avaliação dos Efeitos da Técnica (Institut für Technikfolgen-Abschätzung – ITA), Academia de Ciências da Áustria. Trata-se de um instituto de pesquisa interdisciplinar para a análise de mudanças tecnológicas, com foco nas condições sociais, opções de formação e impactos.

A pesquisa foi originalmente publicada em alemão. O propósito deste resumo é facilitar a compreensão do tema para pessoas que falam português. Será dada uma maior atenção às partes 1, 2.1 e 3, que lidam mais especificamente com a Wikipédia.

  • Introdução
  • Pré-requisitos para admissão
  • Formas de Comunicação e Propósitos
  • Ciência nos projetos da Wikimedia
  • Wikipédia
  • Âmbito e Particularidades
  • Conteúdo Científico
  • Os Autores
  • Colaboração e pesquisa
  • Wikilivros e Wikiversidade
  • Conclusão Preliminar e Perspectiva
  • Introdução

    A Wikipédia não é apenas um dos maiores e mais bem sucedidos websites na Internet, ele é também um dos mais visitados do mundo. O que o faz diferente de outros sites é a liberdade que os leitores e autores possuem: ler, escrever e editar os artigos é livre e grátis para todos que têm acesso. Isto faz com que a Wikipédia esteja (quase) sempre atualizada, ao contrário de enciclopédias anteriores.

    Surgindo como um projeto de brincadeira derivado da Nupedia, seu rápido sucesso acabou por mudar o seu status inicial em pouco tempo. Outros projetos similares que, como a Wikipédia, lidam com o fornecimento de conhecimento, também foram lançados: Meta-Wiki, Commons, Wikicionário, Wikibooks, Wikiquote, Wikiversity, Wikisource e Wikinews. Estes projetos são organizados por uma fundação sem fins lucrativos. O financiamento é feito em sua maior parte por doações. Além disso, a fundação não é responsável por escrever os artigos na Wikipédia, mas é juridicamente responsável por seus conteúdos. Em caso de violação, a Fundação se reserva o direito de intervir.

    Pré-requisitos para admissão

    Os pré-requisitos para admissão na Fundação Wikimedia são bem liberais, seguindo o princípio da liberdade (openness). Usuários podem se registrar de modo simples e gratuito, mas o registro não é obrigatório. A Wikipédia de língua alemã listou 688.000 usuários registrados, dos quais 25.000 são considerados ativos. A versão em inglês conta com mais de 8.8 milhões de usuários registrados, sendo que aproximadamente 153.000 são considerados ativos. (Dados de abril de 2009)

    Usuários anônimos também podem contribuir. Seus endereços de IP serão gravados, ao invés de seus nomes de usuário. Este tipo de usuário terá somente direitos limitados. Por exemplo, eles não podem carregar uma foto no servidor. E mesmo que este fosse o caso, contribuições e mudanças podem ser desfeitas.

    Formas de Comunicação e Propósitos

    A forma central de comunicação é através da escrita dos artigos em colaboração. As páginas de discussão também são importantes, já que nelas as mudanças são discutidas e então legitimadas. Quando temas controversos são apresentados, mudanças somente serão aceitas depois de argumentos racionais convincentes. Além do mais, as diretrizes devem ser preservadas. Algumas delas são: ser escrita em linguagem enciclopédica, imparcialidade, conteúdo livre e ausência de ataques pessoais. Se estas diretrizes não forem seguidas, é muito provável que o artigo não permanecerá.

    Os usuários também podem observar artigos de interesse e podem desta forma reagir rapidamente em relação a mudanças feitas. Na versão alemã da Wikipédia é possível salvar temporariamente as mudanças feitas, até que um usuário experiente o tenha verificado. Existem 6.100 pessoas que regularmente inspecionaram 99% dos artigos. (Dados de março de 2009). Eles verificam o estilo e protegem esses artigos contra vandalismo.

    Temas controversos provocam frequentemente “edit-wars“, ou “guerras de edição”. É diferente de vandalismo, já que os usuários/grupos responsáveis são geralmente bem intencionados. Se não houver um acordo, um administrador será nomeado. Entretanto, críticos chamam atenção para o fato de que estes administradores nem sempre são competentes o suficiente para julgar uma situação, o que resulta em um tipo de seleção do conhecimento. Existem centenas de administradores e outros grupos com direitos especiais, formando assim um sistema complexo de organização. Portanto, a Wikipédia não é anárquica.

    Ciência nos projetos da Wikimedia

    Inicialmente parece que os princípios básicos da Wikipédia contradizem os científicos. Este normalmente não publica de forma colaborativa; seu sistema não é caracterizado por igualdade, já que é necessário ganhar primeiro reputação em sua área; a ele pertence um sistema de controle fechado e organizado. Na Wikipédia, o controle de qualidade ocorre após o artigo ter sido postado e não está atrelado à reputação técnica ou especializada. É por este motivo que a qualidade é um dos temas centrais nos debates sobre a Wikipédia. Pesquisas na área mostraram que artigos relacionados às ciências naturais são praticamente tão acurados quanto os da enciclopédia Britannica. Entretanto, a metodologia deste estudo é questionável. Portanto, não é possível emitir um julgamento final neste ponto. No entanto, Wikipédia é tremendamente bem sucedida.

    Wikipédia

    Âmbito e Particularidades

    A Wikipédia existe em mais de 200 línguas. A versão em inglês é a mais extensa, contendo aproximadamente 2,7 milhões de artigos, seguida pela versão alemã, que contém aproximadamente 855.000 artigos e a versão francesa, com aproximadamente 751.000 artigos. No quarto e quinto lugares estão as versões em polonês e em japonês, respectivamente. Ela se distingue de outros projetos da Wikimedia devido à sua forma e caráter enciclopédico. Isso significa que outros tipos de conhecimento são explicitamente rejeitados. Pesquisas originais são proibidas.

    Conteúdo Científico

    Primeiramente é importante enfatizar que há conteúdo científico na Wikipédia, tanto em áreas de conhecimento especializado quanto geral. O fato de ambas as áreas estarem representadas na Wikipédia, deve-se às suas atribuições técnicas. Diferentemente de enciclopédias impressas, a Wikipédia não está limitada fisicamente.

    Este relato mostra a estrutura especial em que a ciência é comunicada. É possível ver em Portal, de um modo relativamente claro, como os artigos científicos são organizados. A versão alemã é dividida em quatro áreas com vários subportais. A versão inglesa é ordenada diferentemente. Um outro tipo de orientação é oferecido pelas ‘categorias’, que são um tipo de “tagging” na Wikipédia.

    Uma análise de conteúdo da versão inglesa mostrou que a Wikipédia é “especialmente forte em algumas ciências, mas que não é tão forte nas humanidades ou ciências sociais…” (Halavais/Lackaff 2008: 431), o que representa um reflexo dos interesses dos autores. Isto quer dizer que, apesar da Wikipédia ser extensa, existem pontos cegos em algumas das áreas temáticas.

    Os Autores

    A apresentação da ciência na Wikipédia é enfatizada pelo seu caráter relativamente livre e cooperativo. De alunos de escolas a professores de universidades, todos podem participar na criação de conteúdo. Uma auto-descrição (não verificada) de competências pelos usuários mostra uma perspectiva interessante das qualificações de seus autores e interesses. Um expert na área de medicina não precisa ser necessariamente médico, ou ter estudado medicina. Um gráfico representando as áreas de conhecimento dos wikipedianos alemães poder ser visualizado em aqui. É possível notar que apesar de existirem muitos tópicos de interesse, o foco está em algumas áreas específicas, como Tecnologia da Informação e ciências naturais.

    Dados de uma pesquisa online (2005) revelaram que um wikipediano típico é do sexo masculino, tem em torno de 33 anos de idade, estuda ou trabalha em tempo integral. Estes dados devem ser considerados cautelosamente, pois eles são incertos. Já houve casos de declarações falsas envolvendo o nível acadêmico, o que deve ter sido feito com a intenção de melhorar o próprio status ou atingir maior sucesso na comunidade (mesmo que o conhecimento aqui não esteja atrelado a títulos acadêmicos).

    O evento Wikipedia Academy tem como propósito recrutar autores novos e competentes, assim como promover o diálogo entre cientistas e autores da Wikipédia, o que deve aprimorar o conteúdo e o desenvolvimento estrutural do projeto.

    A Wikipédia é interessante não apenas devido ao seu conteúdo e aspectos pessoais, mas também como mídia de colaboração e ensino. Por um lado, ela é usada por alunos para aprender. Por outro, o conteúdo do ensino volta para Wikipédia. Ela vem se tornando uma das ferramentas centrais para aquisição de informação. De acordo com uma pesquisa, o conteúdo dos artigos é considerado altamente confiável entre os alunos. (Kleinman et al. 2008:7) No entanto, a qualidade dos artigos é contestável, sendo por isso mesmo vistos criticamente por muitos professores.

    Alguns vêem a Wikipédia como um problema e usam software antiplágio ou fazem restrições quanto ao uso de seus artigos. Outros transformam a Wikipédia em tema de suas aulas. Neste caso, alunos/estudantes devem escrever ou editar um artigo, o que leva os wikipedianos a terem opiniões divergentes sobre o assunto: alguns ficam felizes de receber mais autores da área acadêmica. Outros reclamam da quantidade de texto, por vezes antiquado para uma enciclopédia. Neste ponto deve ser mencionado, que muitas faculdades/universidades estão testando plataformas Wiki para pesquisa e ensino, as quais foram inspiradas pela Wikipédia.

    Colaboração e pesquisa

    A Wikipédia oferece diversas possibilidades de colaboração, com o objetivo central de enforçar o controle de qualidade. Como exemplo, veja a iniciativa Wikiprojetos (WikiProjects/Wikiprojekten): “Um WikiProjeto é um conjunto de páginas destinado à gestão de um tema ou família de temas dentro da Wikipédia, assim como o grupo de editores que usa essas páginas para colaborar no trabalho enciclopédico. Não é um local onde se escreva conteúdo enciclopédico directamente, mas antes uma área onde coordenar e organizar a escrita de artigos. Por outras palavras, é um local central para colaboração…”. A Wikipédia também oferece várias listas e categorias que possibilitam o contato entre colegas, para trabalhos dentro e fora da Wikipédia.

    Como já mencionado, pesquisa original/primária não é aceita na Wikipédia. Entretanto, quando há discussão envolvendo a definição de conceitos controversos, especialmente nas humanidades, é possível que através desta novos conhecimentos apareçam. Quando se considera isto, então pesquisa original há sido conduzida na Wikipédia.

    Wikilivros e Wikiversidade

    Outras plataformas para comunicação científica são o Wikilivros (Wikibooks), um projeto “dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre”; e a Wikiversidade (Wikiversity), uma plataforma similar à do Wikilivros, mas que aceita pesquisa original e não segue o princípio da imparcialidade imposta pela Wikipédia.

    Conclusão Preliminar e Perspectiva

    A tentativa de pesquisar uma plataforma de comunicação na internet é predominantemente de caráter temporário e limitado. Isto é devido ao seu desenvolvimento tecnológico contínuo, o que o torna dinâmico. Porém, não é somente seu aspecto tecnológico que tem este caráter dinâmico na Wikipédia: conteúdos são modificados, autores vão e vêm, diretrizes são renovadas. Isto se dá em razão da liberdade que é inerente ao projeto em si. Os usuários organizam, criam e decidem sobre o conteúdo. Este aspecto mostra que os projetos da Wikimedia são um reflexo do conhecimento e modo de pensar de seus usuários.

    Ainda são poucas as pesquisas empíricas sobre a Wikipédia, apesar da “Wikipedistic”. Em todo caso, os estudos têm mostrado que os ideais democráticos da plataforma não representam o público geral. Este problema fica evidente quando se observa que a maioria dos autores são do sexo masculino. Também há o problema de que a qualidade dos artigos varia de acordo com os temas. Alguns são ruins, outros são excelentes. A qualidade dos artigos depende do envolvimento de acadêmicos nos projetos.

    Todavia, acadêmicos costumam hesitar em usar a plataforma, já que seu caráter livre é contrário ao método científico formal. Por exemplo, a composição de artigos não depende de reputação acadêmica. No entanto, a Wikipédia é extremamente popular e considerada como fonte de confiança por um número enorme de usuários. A questão, se acadêmicos devem ou não participar e se ela é compatível ou não com os padrões científicos, é obsoleta. A Wikipédia, por seu tamanho e relevância, força o sistema científico a se adaptar. Por um lado, a Wikipédia não pode ser ignorada pelos acadêmicos; por outro, a Wikipédia necessita de especialistas para poder providenciar artigos de alta qualidade aos seus usuários, e para que esta continue sendo atraente a eles.

    Por fim, é preciso dizer que mais análises são necessárias. Até então, as pesquisas nesta área têm sido pontuais e pouco abrangentes, o que faz com que sua importância seja limitada. Além do mais, a plataforma precisa ser constantemente pesquisada, devido a sua dinâmica.

    Obs.: Wissenschaft em alemão tem um significado mais abrangente que a palavra “ciência” em português. Também significa “sabedoria” e “conhecimento acadêmico”.